Elogio!?

raiva
Ontem recebi um elogio!?…
Não que nunca tenha recebido elogios, mas ontem eu achei engraçado e tal. Achei curioso na verdade.
O que foi o elogio? Foi no que fiquei pensando depois…
Vou contar como foi…

Aqui em casa tem um homem fazendo um trabalho (reforma) já faz quase três meses(ele já conhece um pouco agente pq acaba convivendo/principalmente agora que estamos de férias)…reforma demora é um saco e tal..(essa parte deixa pra lá)
Eu sou quase a “engenheira responsável” isso pq fico perturbando o homem e os ajudantes com perguntas sobre cimento,tijolo…E ele respondendo e falando que eu dava uma boa “engenheira civil”.

O fato é que ontem o homem resolveu me fazer uma pergunta:
- Lidia, vc levou surra quando era criança?
- Levei sim, claro! Surra, surra não, mais muita peia.
- Não parece!
- Não! Pq?
- Sei lá, não parece!
- Levei muita peia rsrs
Depois de muito pensar perguntei?
- Isso foi um elogio?
- É eu acho que sim. É, foi um elogio!

Enquanto estava conversando com ele contei o quanto eu “aprontava”, brigava com meus irmãos, e inventava milhões de travessuras quando era criança.
Perguntei a ele se era um elogio pq pra mim quem não “levou peia” ou seja não teve disciplina, nem um castiguinho, muitas vezes se torna quando jovem e adulto “mal criado”.
Pior que, o que pai e mãe não ensinou o mundo acaba ensinado, ainda pior, o que pai e mãe não disciplinou o mundo acaba disciplinando ou saem por ai jovens e adultos achando que são “os donos do mundo” pq papai e mamãe não deu um castiguinho. Eu conheço casos como esses de pessoas jovens até adultos que estão aprendendo com a vida o que papaizinho não ensinou. Levando peia do mundo pq mamãe não teve coragem de dar um castiguinho no filhinho que com sete anos queria bater na cara dela.

Sei que hoje em dia muitos educadores falam que o melhor é não bater e sim o castigo, e eu também levei muitos castigos.
A educação dos meus pais que são educadores de formação é “peia na idade da peia” e “castigo na idade do castigo”.
Aqui em casa era assim agente apanhava de cipó(um galhinho fininho de árvore que meu pai ate limpava bem direitinho pra não machucar agente) e nem por isso fiquei traumatizada e nunca fui espancada, meus pais sempre tiveram controle e os admiro por isso.
Lembro que antes de meus pais darem duas,três ou quatro(no máximo quando a “arte era grande”) conversavam com agente e explicavam o pq agente estava apanhando. Lembravam que tinham dito que era pra agente não desobedecer e agente msm assim tinha feito por isso agora iriam vir as consequências do nosso erro. Minha mãe muitas vezes batia na gente chorando e dizia “dói mais aqui no coração de mainha (é q sou nordestina) do que em vcs”. Sabe era nessa ora que eu entendia que estava errada, essa hora da conversa era a pior de todas!
Hoje vemos muitas crianças desobedientes e mal-educadas, não que a minha educação seja a melhor do mundo…naturalmente meus pais em muitos momentos erraram… afinal são humanos. Mas não foram negligentes,omissos.
Aqui em casa nunca teve showzinho em supermercado, nunca teve gritos e escândalos em shopping.
Tem coisa mais feia do que criança de cinco anos que pai e mãe não controlam, tudo bem não bata é a educação moderna, mais por favor um castiguinho vai bem de vez em quando, tem hora que só conversa não resolve, diga lá a Super Nani “cantinho do castigo”.

E quando um dia tiver filhos se tiver dúvida faço como diz o ditado educo como meus pais…já sei o resultado.
E se você quer saber sem “me amostra” já levei bons elogios fora esse meio duvidoso, mas engraçado que recebi pela forma como meus pais me educaram e é que aqui em casa são três,e bem agitadinhos quando criança (principalmente eu).

É isso ai, se vai ter filhos planeje também o modo como vai educá-los e não é vergonha pedir ajuda. Acho até que deveriam existir verdadeiros consultórios de pedagogos(sim essa profissão que muitos desvalorizam mais que é extremamente importante) se eles existissem talvez nós fossemos mais educados, provavelmente o mundo seria um lugar melhor!

Agradeço a meus pais pela minha educação!

Sua opinião é bem vinda!

