Limpando a sujeira do seu filho

Na vida agente passa por vários tipos de situações, coisas simples, mas que acabam trazendo algumas lições.

Ontem estava lavando uma bandeja de ovos e de repente plac!!! Não sei exatamente como, mas consegui quebrar cinco ovos de uma vez só. Eu sou realmente muito desastrada, essas coisas só acontecem comigo. Eu fiquei irada. E pensei a pior coisa vai ser limpar. Minha mãe estava bem do meu lado (ocupada) e ficou sem entender nada.
A conversa foi mais ou menos assim:
– Oxe minha filha o que foi isso?
– Não sei!
– Tem nada não.
– Droga, vou limpar e comecei. (Eita coisa ruim limpar ovo quebrado no chão (me enjôo só de lembrar), eu fui limpando e ficando com vontade de vomitar). Eca, droga… (e limpando…)
– Filha, espera eu terminar que limpo isso pra você.
– Não precisa.

Minha mãe limpar ovo no chão, aquela coisa nojenta, não eu não deixei, o que não quero pra mim não quero pra ninguém. Se ela pelo menos não fosse tão cheia de frescura( como eu) para coisas nojentas, tudo bem, mas não é o caso. Se fosse meu pai que não tem dessas coisa eu teria deixado, mas minha mãe não. Limpei tudinho e minha mãe me falando pra esperar que ela iria limpar, como sou manteiga derretida e por causa da raiva (momentânea) ensaiei até um chorinho, mas minha mãe ficou falando que isso era besteira e que eu não chorasse por isso, eu fui e engoli o choro(sou chorona).

Diante do que consegui fazer com os ovos fiquei pensando nos insistentes pedidos da minha mãe pra limpar o que eu tinha sujado e pensei até quando os pais devem limpar a sujeira dos filhos.

E essa é a pergunta que faço:
Até que ponto os pais devem limpar as sujeiras dos filhos?
Não falo desse tipo que fiz(isso foi só uma gentileza da minha mãe), mas do tipo sujeira grande, sério, de verdade.
Principalmente durante a adolescência agente faz muita bobeira, agente é modo de falar porque não sou mais adolescente. E também sou muito comportada.Sério! Já sou jovem e falando sério essa é a melhor faze da vida. Só que ninguém ta livre de fazer umas besteiras e jovens também fazem besteiras.

As vezes a sensação que tenho é que os pais mesmo de jovens e adolescentes protegem seus filhinhos como se fossem de vidro.(É bom ser protegido principalmente quando agente faz coisa que não deveria fazer). Mas o que acho é que não se pode confundir “apoio incondicional” com “tentar livrar das conseqüências”. (Tudo que agente faz tem consequências e deixar que as conseqüências venham faz parte da educação, faz parte da aprendizagem. Se queremos aprender com os próprios erros, também temos direito as consequências).
Mas muitas vezes não é isso que vemos, pelo contrario. Filhos “homens feitos” sendo defendidos por papaizinhos.

dudaNessa nova novela que começou “Caminho das Índias” tem um personagem (Zeca) que é esse filhinho de vidro, sempre certo, sem limites, que sempre estar brincando, que nunca faz nada errado. O ator que interpreta ele é Duda Nagle. (Confesso que gosto muito de filmes e telenovelas, não deveria gostar porque muitas vezes é uma perda de tempo, não vou nem assistir essa, mas sempre que ver uma propaganda sobre esse “Zeca” vou assistir para ver e quem sabe poste aqui o q acho.)

Outra pergunta:
Será que seu filho aprende quando você limpa a sujeira dele?
Eu acho que não.
Eu acho que os filhos que sempre os pais limpam a barra não aprendem.
Lembro de uma vez que vi no jornal um pai que deixou o filho preso para ele aprender, por não aguentar mais o comportamento inadequado do filho, porque como pai ele não tinha mais o q fazer.

Bem, eu não sou mãe e pelos meus planos (e os de Deus) vai demorar muito, muito mesmo, pra ser de jovem então, vai demorar décadas. Não estou aqui para criticar a educação de ninguém, só quero dizer que tudo tem limite e que faz parte bater a testa na parede, pra um dia depois de amanhã se transformar em um homem(mulher) de bem.

Um pensamento sobre “Limpando a sujeira do seu filho

  1. Não aprende mesmo.
    Minha mãe, desde quando eu era pequena, me ensinou a me virar com a minha sujeira. Resultado: Sempre arrumei meu quarto e sempre fui tri organizada com as minhas coisas.

    E espero que eu consiga passar esta lição aos meus filhos.

    Quanto ao comentário no Fraülein, serei uma boa enfermeira, sim! Ainda bem que o Júnior é pacato, porque já eu… 😛

    Beijão Lídia!

Sua opinião é bem vinda!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s