“Meu amigo é meu mestre, meu discípulo e meu companheiro”

estrelinhasO Dia do Amigo foi adotado em Buenos Aires, na  Argentina, com o Decreto nº 235/79, sendo que foi gradualmente adotado em outras partes do mundo.


A data foi criada pelo argentino Enrique Ernesto Febbraro. Ele se inspirou na chegada do homem à lua, em 20 de julho de 1969, considerando a conquista não somente uma vitória científica, como também uma oportunidade de se fazer amigos em outras partes do universo. Assim, durante um ano, o argentino divulgou o lema “Meu amigo é meu mestre, meu discípulo e meu companheiro”.


Aos poucos a data foi sendo adotada em outros países e hoje, em quase todo o mundo, o dia 20 de julho é o Dia do Amigo, é quando as pessoas trocam presentes, se abraçam e declaram sua amizade umas as outras, na teoria.*


Falar sobre amizade é ao mesmo tempo fácil e difícil. Fácil porque amizade é tão simples e difícil porque pode ser ao mesmo tempo tão complexa. Estou sendo antagônica, é verdade. Mas sei existe poucos amigos que apreciam essas minhas qualidades e acabam por tolerar os meus defeitos. É por isso que amizades são antagônicas porque apesar dos defeitos dos nossos amigos continuamos a amá-los, é porque amizades são antagônicas que quando agente se magoa, fica com raiva e mesmo assim pouco tempo depois agente tá morrendo de vontade de dar um abraço. Acho que o motivo dessa “moleza” é porque o que liga a VERDADEIRA AMIZADE é o AMOR. Parafraseando um autor desconhecido “As coisas mais lindas da vida, não podem ser vistas nem tocadas, mas sim, sentidas pelo coração. Assim como a amizade”.


O lema que Febbraro espalhou (o mesmo que é titulo desse texto), para mim, tem muito sentido porque de certa forma “meu amigo é meu mestre” na convivência com os meus amigos acabo aprendendo um pouco com eles, prefiro aprender as coisas boas, inteligentes. Já aprendi tanto com alguns deles, aprendi belas lições, “meu discípulo” meu amigo também acaba aprendendo um pouco comigo, e acaba dando valor as coisas que eu falo, faço e “ensino”, acaba me seguindo em algumas situações, “meu companheiro” essa parte dispensa comentários só sendo amigo pra entender.


Gostaria de dizer que ao longo da vida nós vamos nos deparar com pessoas que não sabem o que significa SER AMIGO, essas podem te decepcionar, mas lembre nem todas as pessoas são iguais, e por isso não se feixe para o mundo. Seja sensato, no inicio você poderá ser até um pouco seletivo, mas se não se der uma nova chance, não vai conhecer o verdadeiro valor da amizade.


Quero também que você se lembre que amigos são pessoas de carne e osso, e por isso erram, às vezes elas vão te magoar, te decepcionar, mas perdoe, nem sempre perdoar  significar voltar a relação anterior(ainda vou fazer um texto sobre esse assunto), mas quando estiver preparado seja amigável. E se possível dê uma nova chance.


Para terminar vou dizer o final de uma frase que vi hoje quando estava procurando cartõezinhos para os meus amigos, uma frase verdadeira, porém difícil. E eu quero que você pense e fique com ela.

Boas amizades crescem ao longo do tempo e é o resultado do investimento que fazemos em relacionamentos pessoais.

Feliz dia do AMIGO!

*http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_do_amigo

2 pensamentos sobre ““Meu amigo é meu mestre, meu discípulo e meu companheiro”

Sua opinião é bem vinda!